A igreja adventista foi criada pelos remanescentes do “Grande dia do desapontamento” em 22 outubro de 1844. Nessa memorável data, William Miller calculou a volta do Senhor Jesus que não ocorreu. Decepcionado com o acontecimento, ele voltou para a Igreja Batista e permaneceu nela até sua morte.
Com certeza ele deveria ter lido e seguido o versículo abaixo antes do cálculo:
Miller Reconheceu seu erro, porém nem todos os seus seguidores estavam dispostos a abandonar essa mensagem. Ellen G. White, a papisa adventista, deu continuidade ao fiasco cometido por William Miller quando esse calculou a volta de Cristo para 1844. Nascia uma nova seita. Mais a frente explicaremos o que realmente aconteceu nesse ano e o que Miller calculou.
UMA DOUTRINA INSUSTENTÁVEL
Toda lei, dada por Deus a Moisés, a Bíblia deixa clara que foi abolida na cruz, portanto o Cristão na graça, não mata, não rouba, não é sodomita e nem anda nu, porque não lhe é lícito, sendo isto testificado em sua consciência pelo Espírito Santo, pois se fosse pelas duas tábuas de pedras, iria pecar a vontade como por exemplo deixar de perdoar, pois lá, em nenhum canto nos diz que não pode fazer isso. Vários outros mandamentos morais estão ausentes no decálogo como: misericórdia, compaixão, gratidão, não a pedofilia, não a prostituição; além de outros.
Não precisamos de lei para fazer o que é correto, mas somente a testificação do Espírito Santo em nossas consciências, pois é este que nos convence do pecado, nos orientando no que é certo, não duas tábuas de pedras, que só serviu para condenar e matar o homem, pois todos se extraviaram. O ministério da morte e condenação gravado em tábuas de pedras, se opõe claramente contra o ministério do Espírito de vida em Cristo Jesus, não tem como conciciliar. Um só serviu para matar o pecador, enquanto que o outro, SALVA. Isso é bastante óbvio, porém muitos insistem a fazer como sempre fizeram: colocar o véu de Moisés no rosto, para não ver a glória de Deus em Cristo.
Na velha aliança, não há (houve) ninguém melhor do que Moisés para falar acerca dos dez mandamentos; vejamos o que ele falou:
Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os DEZ MANDAMENTOS, e os ESCREVEU EM DUAS TÁBUAS DE PEDRA. (Deuteronômio 4:13)
Os dez mandamentos da velha aliança, escritos em duas tábuas de pedras, foram dados ao povo de Israel, por intermédio de Moisés, quando estavam peregrinando no deserto; quatrocentos anos depois da promessa feita ao pai da Fé Abraão!
Na Nova Aliança, em Cristo Jesus, não há (houve) ninguém melhor do que o apóstolo Paulo para falar acerca dos dez mandamentos da velha aliança; vejamos o que ele nos fala (falou):
E, se o MINISTÉRIO DA MORTE, GRAVADO COM LETRAS EM PEDRAS, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, A QUAL ERA TRANSITÓRIA, Como não será DE MAIOR GLÓRIA O MINISTÉRIO DO ESPÍRITO? Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, MUITO MAIS EXCEDERÁ EM GLÓRIA O MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. Porque também o que foi glorificado nesta parte não foi glorificado, por causa desta excelente glória. PORQUE, SE O QUE ERA TRANSITÓRIO FOI PARA GLÓRIA, MUITO MAIS É EM GLÓRIA O QUE PERMANECE. Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. E NÃO SOMOS COMO MOISÉS, QUE PUNHA UM VÉU SOBRE A SUA FACE, PARA QUE OS FILHOS DE ISRAEL NÃO OLHASSEM FIRMEMENTE PARA O FIM DAQUILO QUE ERA TRANSITÓRIO. Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar NA LIÇÃO DO VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO; E até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. MAS, QUANDO SE CONVERTEREM AO SENHOR, ENTÃO O VÉU SE TIRARÁ. ORA, O SENHOR É ESPÍRITO; E ONDE ESTÁ O ESPÍRITO DO SENHOR, AÍ HÁ LIBERDADE. (II Coríntios 3:7-17)
O apóstolo Paulo chama os dez mandamentos mosaicos de “ministério da morte gravado com letras em pedras”, fazendo uma alusão às duas tábuas de pedras nas quais foram escritos, e diz que o mesmo foi transitório e suplantado pelo “Ministério do Espírito Santo”. Também diz que a velha aliança (velho testamento) foi abolida pela Nova Aliança (Novo Testamento) feita em Cristo Jesus, e que até hoje o véu da lei mosaica (ministério da morte gravado com letras em pedras) está posto no coração dos legalistas (judaísmo, adventismo e afim), “Mas, quando se converterem ao Senhor, então o véu se tirará.” (II Coríntios 3:16)
Vejamos agora para qual finalidade foi dada a Lei Mosaica ao povo de Israel quando estavam no deserto:
"VEIO, PORÉM, A LEI PARA QUE A OFENSA ABUNDASSE; MAS, ONDE O PECADO ABUNDOU, SUPERABUNDOU A GRAÇA; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor" (Romanos 5:20-21)
"Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei. Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes. Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. DE MANEIRA QUE A LEI NOS SERVIU DE AIO, para nos conduzir a Cristo, PARA QUE PELA FÉ FÔSSEMOS JUSTIFICADOS. MAS, DEPOIS QUE VEIO A FÉ, JÁ NÃO ESTAMOS DEBAIXO DE AIO. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa." (Gálatas 3:21-29)
Os legalistas (judaísmo, adventismo e afins) ainda não compreendem que a lei mosaica, que foi dada ao povo de Israel no deserto, já cumpriu a sua finalidade, ou seja, o ministério da condenação e da morte, gravado com letras em pedras, só serviu de aio (servo grave) para que o pecado abundasse, a fim de que a Graça do Soberano Deus superabundasse e fosse manifestada em Cristo Jesus, pelo qual somos justificados por intermédio da genuína Fé que nos torna filhos de Deus (nova criatura em Cristo), descendência de Abraão e herdeiros da maior promessa (Vida Eterna).
Está bem claro em Gálatas 3:25 que depois que veio a genuína Fé, em Cristo Jesus, já não se tem mais necessidade de estar debaixo do jugo da lei mosaica (aio), pois ela (aio) foi transitória cumprindo a sua finalidade; e foi por isso que o apóstolo Paulo proferiu essas palavras corroborando o que o Senhor Jesus Cristo nos disse:
"A LEI E OS PROFETAS DURARAM ATÉ JOÃO; desde então é anunciado o reino de Deus, E TODO O HOMEM EMPREGA FORÇA PARA ENTRAR NELE." (Lucas 16:16)
"Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê." (Romanos 10:4)
“Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar NA LIÇÃO DO VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO” (II Coríntios 3:14)
Embora Paulo se dirija a muitas áreas, a maior lição para nós hoje é a suficiência total e completa de Cristo em nossas vidas, tanto para nossa salvação como para nossa santificação. Devemos conhecer e entender o Evangelho de modo que não seremos distraídos por formas sutis de legalismo e heresia. Devemos estar atentos a qualquer desvio que diminua a centralidade de Cristo como Senhor e Salvador.
Qualquer "religião" que tenta igualar-se com a verdade usando livros que afirmam possuir a mesma autoridade que a Bíblia, ou que combina o esforço humano com a realização divina da salvação, deve ser evitada. Outras religiões não podem ser combinadas ou adicionadas ao Cristianismo. Cristo nos dá padrões absolutos de conduta moral. O Cristianismo é uma família, um modo de vida e um relacionamento, não uma religião. Boas ações, ocultismo, astrologia e horóscopos não nos mostram os caminhos de Deus. Somente Cristo mostra. Sua vontade é revelada em Sua Palavra, Sua carta de amor a nós; devemos chegar a conhecê-la.
15 GRAVES PECADOS DO ADVENTISMO
1. ACREDITAM PIAMENTE QUE SÃO PLENAMENTE CAPAZES DE OBEDECER A LEI
Nenhum homem nascido de maneira natural, jamais pode guardar a LEI e ser perfeito, sem pecado. Foi necessário que DEUS se fizesse homem (nascimento virginal, concepção pelo Espírito Santo, a semente da mulher) para realizar tal façanha. Somente Jesus Cristo o fez. Não abolimos a LEI quando afirmamos que não podemos ser salvos por meio dela. Apenas confirmamos que a salvação não pode ocorrer senão na perfeição de CRISTO. Somente ELE foi totalmente obediente. Por não compreenderem esta verdade Bíblica, acusam todos os demais de serem antinomianos. A justiça de CRISTO cobre todos os pecados, a LEI serve apenas para nos mostrar quão pecadores somos. (Romanos 3:19-20).
A Lei amaldiçoa porque não a guardamos, está além da nossa capacidade. Jesus nos inocenta por crermos nEle. Jesus Cristo foi a última pessoa que teve obrigação de guardar a Lei e o Sábado: “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos”(Gl.4:4-5). Ele mesmo disse: "Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas: não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra" (Mt 5.17,18). Jesus Cristo veio, o enviado de Deus, para cumprir a Lei em nosso lugar, o que fez coroando-a pelo ato da sua morte na cruz.
Aqui, duas ressalvas:
1.1. Os adventistas erram ao afirmarem que a Epistola aos Romanos e a Epistola aos Gálatas trata apenas dos cerimoniais realizados no templo, com os sacrifícios ritualísticos, e nada tem a ver com a perspectiva moral da LEI. Essa falácia não resiste ao que está descrito em Atos 15, quando é tratado o assunto pela igreja. Será que alguém poderia afirmar que o que está sendo tratado ali pela igreja envolve o sacrifício de animais como obrigação aos gentios ou simplesmente refere-se ao fato de ser claro que nós, os gentios, somos salvos apenas pela graça sem necessidade de nos tornarmos judeus praticantes? Tal afirmação adventista é completamente desonesta a respeito do assunto e serve apenas para desculpar o seu erro grosseiro, mantendo multidões debaixo do julgo da seita. (Gálatas 5:2-4)
1.2. Para se guardar o sábado cerimonial judaico era imprescindível que se praticasse a circuncisão. Sem que isso fosse realizado, de nada adiantaria tentar guardar a LEI. Pergunto, porque os adventistas não realizam circuncisão? Se não o fazem, tornam-se culpados de dupla arrogância: desprezar a principal ordenança da LEI e tentar modificar a ordenança para beneficio próprio. Se tratam a circuncisão como simbolismo, por que rejeitam o simbolismo do sábado cerimonial judaico? (Hebreus 4:1-16)
Agora com fé em Cristo estamos "livres da lei" e servimos em novidade de espírito e não na "velhice da letra". (Romanos 7:6)
Como já dizia um irmão num debate com um adventista:
- "Deus não sabia, com toda sua onisciência, onipresença e onipotência, que no mundo haveria um povo capaz de cumprir a lei. Por isso, mandou, em vão, o seu Filho Jesus Cristo para cumprí-la" - brincou.
2. QUEBRAM O 4º MANDAMENTO QUE ORDENA “SEIS DIAS TRABALHARÁS”
Não passam nem da primeira frase os judaizantes. Os adventistas, arrastados pelo próprio zelo sem discernimento, trabalham apenas cinco dias, o que os torna culpados de descumprirem os mandamentos. No primeiro dia da semana também descansam, vão à praia, cinemas, shoppings, etc. O que aconteceriam se fossem obrigados a trabalhar no dia de descanso da igreja de CRISTO a fim de cumprirem a LEI mosaica? Minha sincera opinião é que os templos adventistas se esvaziam pois muitos estão ali sem realmente compreenderem o que fazem.
Em Êxodo capitulo 20, DEUS fala a Moisés. Em Deuteronômio (Deuteros = outra ou revisão; Nomos = Lei) mais precisamente no capitulo 5, Moisés vai falar ao povo e explicar o sentido do que está sendo ordenado (ver o versículo 27). Ali está a explicação a respeito do sábado cerimonial judaico no versículo 15, mais precisamente. Os adventistas não gostam de ler os Dez Mandamentos em Deuteronômio, pois cai por terra diversas de suas falsas afirmações a respeito do sábado e da obrigatoriedade de o observarmos conforme DEUS ordenou ao povo de Israel. Tal exigência nunca foi feita a igreja, aos gentios salvos pela Graça (Efésios 2:8-9).
3. NÃO ACEITAM A AUTORIDADE DE JESUS SOBRE O SÁBADO
Jesus violou o Sábado. Frequentemente Jesus enfrentava polêmica com os judeus por causa do sábado. Os judeus eram ferrenhos guardadores do sábado e sempre estavam discutindo com Jesus sobre o assunto.
O que é admirável é Jesus afirmar que a guarda do sábado fica subordinada à circuncisão. Uma criança que devesse ser circuncidada no oitavo dia do seu nascimento (Gn 17.10; Lv 12.3; Jo. 7:21-24) para que a Lei não ficasse invalidada, colocava a guarda do dia em posição inferior à circuncisão. Se a circuncisão é de valor secundário, inexpressivo, e nenhum cristão hoje a pratica, como terá a guarda do sábado como preceito? Ellen Gould White ensinava que a guarda do sábado implicava em salvação. O ensino de Jesus sobre o sábado é diferente, Ele é Senhor do Sábado.
Segundo a Bíblia, Jesus teve o seu nascimento prometido segundo a Lei (Dt 18.15); nasceu sob a Lei (Gl 4.4); foi circuncidado segundo a Lei (Lc 2.21); foi apresentado no templo segundo a Lei (Lc 2.22); ofereceu sacrifício no templo segundo a Lei (Lc 2.24); foi odiado segundo a Lei (Jo 15.25); foi morto segundo a Lei (Jo 19.7); viveu, morreu e ressuscitou segundo a Lei (Lc 24.44,46). Apesar de Jesus haver cumprido toda a Lei, a respeito dEle se lê:
"E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Ele lhes disse: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo 5.16-18)
"E os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Ele lhes disse: Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus" (Jo 5.16-18)
Jesus fez questão de trabalhar muito no Sábado, para ensinar a aliança da graça aos judeus. Ele fez questão de contrapor-se ao legalismo fanático dos judeus, satirizando-o.
Observe que assim como para os judeus era inadmissível Jesus ser Filho de Deus enquanto violava o sábado, para o Adventismo é igualmente impossível admitir que os evangélicos sejam filhos de Deus enquanto guardam o domingo, em substituição ao sábado.
4. O SÁBADO FAZ PARTE DA LEI E ESTA FOI POR CRISTO ABOLIDA TOTALMENTE
Acusado pelos judeus de violar o sábado, Jesus afirmou que "... o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" (Mc 2.27,28). Com estas palavras, Jesus defende o princípio moral do quarto mandamento do Decálogo, condenando abertamente o cerimonialismo, e revela a sua autoridade divina sobre o sábado, para cumpri-lo, aboli-lo ou mudá-lo. O sentimento moral é a necessidade de se descansar um dia por semana, valendo, para esse fim, qualquer deles. Sobre esta questão, escreveu o apóstolo Paulo:
"Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente. Quem distingue entre dia e dia, para o Senhor o faz" (Rm 14.5,6).
“Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo” (Cl.2:16-17).
Para fugir à evidência de Cl.2:16-17, onde Paulo se refere ao Sábado semanal como integrante das coisas passageiras da Lei que terminaram com a morte de Cristo na cruz, os adventistas costumam argumentar que a palavra “Sábado” não se refere ao sábado semanal, mas aos anuais ou cerimoniais de Lv.23. O que não é verdade, pois os sábados anuais ou cerimoniais já estão incluídos na expressão “dias de festa”. Esta indicação mostra positivamente que a palavra SABBATON, como é usada em Cl.2:16, não pode se referir aos sábados festivos, anuais ou cerimoniais. Sendo assim é difícil para a igreja adventista sustentar a sua doutrina sabática, desde que temos visto que o Sábado pode legitimamente ser tido como “sombra” ou símbolo preparatório de bênçãos espirituais e não dogmas legalistas (vrs.17).
Uma ressalva:
"LEMBRA-TE de que foste servo na terra do EGITO, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do SÁBADO." (Deuteronômio 5:15)
Agora lhe pergunto: O irmão foi escravo na terra do Egito? Por acaso não está dizendo para lembrares disso? Pois é, sei que o irmão não foi escravo no Egito, nem eu também, estando claro que Deus está se referindo aos JUDEUS, por isso pediu para que eles se lembrassem disso, porém mesmo assim esqueceram. Ora, se esqueceram e não guardaram, logo foi necessário que Cristo viesse e cumprisse, caso contrário todos nós estaríamos perdidos, derrotados pelo aguilhão da morte, sendo esta imposta por satanás. Mas graças a Cristo que nos livrou disso, nos chamando para a herança com Ele, pois antes estávamos afastados de Deus, separados pelo muro da inimizade, pois somos gentios, constituídos e levantados fora do arraial judeu.
5. GUARDAR O SÁBADO, PARA O CRISTÃO, É INCORRER EM UM GRAVE PECADO CHAMADO ADULTÉRIO ESPIRITUAL
NÃO sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. (Romanos 7:1-4)
Nesta grave admoestação, o apóstolo Paulo quer dizer o seguinte: Infelizmente a Igreja adventista se torna uma Igreja prostituída, onde estão casados com Moisés, e cortejam a Cristo. Ora, está escrito, enquanto o marido não morrer, a mulher não pode casar com outro, pois ainda está presa à lei do marido, e se assim o fizer, comete ADULTÉRIO. Uma pena não compreenderem dessas coisas espirituais, só entendem das carnais, do tipo comida, bebida, e dias de festas, nada mais.
6. REPRESENTAM O FERMENTO DOS FARISEUS
"E Jesus disse-lhes: ADVERTI, E ACAUTELAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS e saduceus. COMO NÃO COMPREENDESTES QUE NÃO VOS FALEI A RESPEITO DO PÃO, mas que vos guardásseis do fermento dos fariseus e saduceus? Então compreenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, MAS DA DOUTRINA DOS FARISEUS."
Segundo a passagem bíblica supracitada, fermento dos fariseus representa um acréscimo feito na Palavra de Deus, o Pão Celestial, que estraga toda massa do “pão”, ou seja, é a deturpação da Verdade feita pelos legalistas (Judaísmo, Adventismo e afim) com a finalidade de criar doutrinas heréticas para justificar o Legalismo.
Definir Legalismo de uma forma bíblica seria dizer “alguém que toma a Lei e a usa de uma forma que mereça a salvação”. Legalismo é uma tentativa de justificação, aperfeiçoamento e salvação por intermédio da Lei Mosaica.
7. AFIRMAM QUE QUEM NÃO SE TORNAR ADVENTISTA FIEL E GUARDADOR DO SÁBADO NÃO PODERÁ SE SALVAR. AO MESMO TEMPO, AFIRMAM QUE OS QUE SAÍRAM DE SUAS FILEIRAS SÃO APÓSTATAS QUE PERDERAM A SALVAÇÃO.
Os adventistas crêem que a salvação é provisória e potencial para todos os homens, mas eficaz apenas para que se valem do beneficio. Para isso há necessidade de serem fiéis aos mandamentos, senão jamais poderão se apropriar da salvação. Afastar-se da igreja adventista significa perder a salvação. Essa doutrina é totalmente derivada dos Arminianos Holandeses seguidores de Jacobus Arminio (Sec XVII). Portanto um plágio, e não uma revelação dada por DEUS a Sra White. Em sua sanha arrogância de conseguir garantir a salvação pela guarda do sábado, orgulham-se quando alguém, saído das suas fileiras, corre de braços abertos para o pecado grosseiro e descarado, como se isso provasse que não há salvação fora da igreja do sétimo dia. No entanto, quando alguém é convertido por DEUS e sai da seita para os braços do SENHOR, acusam-no(a) de herege, inimigo da lei de DEUS. Só há alegria nas suas fileiras quando alguém resolve guardar o sábado. (Mateus 23:15; Efésios 2:8-9; Gálatas 4:4-5; Romanos 8:23).
8. INCORREM NO GRAVÍSSIMO PECADO DA DOUTRINA DOS NICOLAÍTAS
A igreja adventista afirma que é a única e verdadeira igreja de Cristo. Essa afirmação é um absurdo, pois em nenhum lugar na Bíblia está escrito que somente uma igreja é a certa ou que essa igreja é melhor que as outras, pelo contrário, todos são filhos de DEUS, mediante a verdadeira fé em JESUS (I João 3:1).
Essa superioridade sobre todo o cristianismo fez com que os adventistas espalhassem a sua versão do Apocalipse totalmente errônea sobre a terra.
Talvez os adventistas não saibam, mas essa prática absurda de alguém se achar melhor que todos os outros cristãos e se tornar dominante é conhecida como a doutrina dos Nicolaítas. Essa doutrina é totalmente condenada e odiada por Jesus no livro de Apocalipse:
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. (Apocalipse 2:6)
Jesus deixou ensinamentos para a criação de uma igreja (sem um nome específico), diferenciada e com diversos dons espirituais, isso foi feito visando apenas o melhor desenvolvimento entre os irmãos e não uma hierarquia dominante. E a prática de dominação consiste em converter o maior número de pessoas ao adventismo usando as interpretações do Apocalipse que se espalham rapidamente pelo mundo.
Vale lembrar que o exclusivismo é característica de uma seita, ou seja, ser considerada como a ÚNICA correta, a ÚNICA igreja ou grupo correto. Consideram-se como o ÚNICO caminho para a Salvação, mesmo a Salvação estando em Jesus Cristo, é necessário participar do grupo.
Vale lembrar que o exclusivismo é característica de uma seita, ou seja, ser considerada como a ÚNICA correta, a ÚNICA igreja ou grupo correto. Consideram-se como o ÚNICO caminho para a Salvação, mesmo a Salvação estando em Jesus Cristo, é necessário participar do grupo.
9. ACUSAM O SENHOR JESUS DE SER UM MENTIROSO, AO AFIRMAREM QUE LUCAS 16:19-31 SE TRATA DE UMA PARÁBOLA
Ao contar parábolas, os judeus nunca mencionavam nomes próprios. Fazê-lo identificaria a historia como uma mentira e o que a contava como um mentiroso. Todas as vezes que o Senhor Jesus contou uma parábola, jamais usou nomes próprios, segundo o costume da época. Quando Jesus Cristo conta a historia relatada em Lucas 16:19-31 ELE menciona nomes próprios (Lázaro e Abraão), uma afirmação assombrosa para a época, o que indica que o Senhor Jesus, em sua Onisciência, estava relatando um fato real, demonstrando que ELE é DEUS e que conhecia as pessoas envolvidas, seus destinos, a situação em que se encontravam. Afirmar que ELE estava contando uma historia ilustrativa como se fosse verdade é acusá-lo de ser mentiroso.
10. CREDO ABSURDO DE QUE JESUS CRISTO É O ARCANJO MIGUEL
As seitas, embora utilizando o nome de Cristo, não lhe dão o devido valor. Algumas subtraem a Sua Divindade (Tj’s), outras negam a Sua Humanidade (Espíritas, LBV, etc) ou confundem-lhe com o Pai e o Espírito Santo (Ig. Evang. Cristo é Vida (Carlos Magno), Tabernáculo da Fé (William Marrior Braham), Ministério Crescendo em Graça (Apost. Miguel Ângelo), etc). A verdade é que cada seita concebe um Jesus para si diferente do Jesus apresentado nas Escrituras. E no adventismo não poderia ser diferente. Eles atribuem a Cristo Jesus o papel de criatura e não Criador, negando-lhe a Divindade, pois, segundo as Escrituras há grande(qualitativamente e quantitativamente) diferenças entre Jesus e Miguel. Vejamos:
a) Jesus é Criador ( Jo1.3 ) , Miguel é criatura ( Cl 1.16 )
b) Jesus é Adorado por Miguel ( Hb 1.6 ), Miguel não pode ser adorado ( Ap. 22.8-9 )
c) Jesus é o Senhor dos Senhores ( Ap. 17.14); Miguel é “um DOS primeiros príncipeS” ( Dn 10.13)
d) Jesus é Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn 12.1).
e) Jesus é ‘antes de TODAS as coisas’(Cl. 1.17); Miguel é ‘um dos PRIMEIROS príncipes’(Dn. 10.13)
f) Jesus é o ‘Filho Unigênito’(Único de sua classe)(Jo. 1.18; 3.16); Miguel é ‘arcanjo’(o primeiro anjo, o anjo principal, o cabeça dos anjos, etc)(J9)
Creio que isso é suficiente para mostrarmos que o adventismo, mesmo professando um credo cristão, nos seus escritos dizem outra coisa. Como se não bastasse o fato de confundir Jesus com Miguel, o adventismo, pelo menos nos seus escritos, ainda afirma que Jesus tinha uma Natureza Pecaminosa. Lamentável!
As seitas, embora utilizando o nome de Cristo, não lhe dão o devido valor. Algumas subtraem a Sua Divindade (Tj’s), outras negam a Sua Humanidade (Espíritas, LBV, etc) ou confundem-lhe com o Pai e o Espírito Santo (Ig. Evang. Cristo é Vida (Carlos Magno), Tabernáculo da Fé (William Marrior Braham), Ministério Crescendo em Graça (Apost. Miguel Ângelo), etc). A verdade é que cada seita concebe um Jesus para si diferente do Jesus apresentado nas Escrituras. E no adventismo não poderia ser diferente. Eles atribuem a Cristo Jesus o papel de criatura e não Criador, negando-lhe a Divindade, pois, segundo as Escrituras há grande(qualitativamente e quantitativamente) diferenças entre Jesus e Miguel. Vejamos:
a) Jesus é Criador ( Jo1.3 ) , Miguel é criatura ( Cl 1.16 )
b) Jesus é Adorado por Miguel ( Hb 1.6 ), Miguel não pode ser adorado ( Ap. 22.8-9 )
c) Jesus é o Senhor dos Senhores ( Ap. 17.14); Miguel é “um DOS primeiros príncipeS” ( Dn 10.13)
d) Jesus é Rei dos Reis; Miguel é príncipe dos Judeus (Dn 12.1).
e) Jesus é ‘antes de TODAS as coisas’(Cl. 1.17); Miguel é ‘um dos PRIMEIROS príncipes’(Dn. 10.13)
f) Jesus é o ‘Filho Unigênito’(Único de sua classe)(Jo. 1.18; 3.16); Miguel é ‘arcanjo’(o primeiro anjo, o anjo principal, o cabeça dos anjos, etc)(J9)
Creio que isso é suficiente para mostrarmos que o adventismo, mesmo professando um credo cristão, nos seus escritos dizem outra coisa. Como se não bastasse o fato de confundir Jesus com Miguel, o adventismo, pelo menos nos seus escritos, ainda afirma que Jesus tinha uma Natureza Pecaminosa. Lamentável!
11. COLOCAM CRISTO EM OUTRO LUGAR, NÃO ACEITANDO O FATO DE QUE CRISTO ESTÁ A DESTRA DE DEUS E NÃO EM UM SANTUÁRIO CELESTIAL
Esta é uma absurda doutrina adventista que diz que o Sacrifício de Jesus Cristo foi incompleto, estando Ele agora em um santuário celestial, completando a redenção – "Juízo Investigativo".
A Bíblia é muita clara quando mostra que o Senhor Jesus Morreu UMA VEZ (Heb. 7:27) e que após isso sentou-se à destra de Deus (Colossenses 3:1; Heb. 1:3; Heb.: 1:13; Heb. 10:12; Heb. 12:2; I Pe 3:22). Estevão teve esta visão (Atos 7:56) quando estava pronto a morrer. Jesus estava de pé e não sentado pois estava naquela momento ministrando pelo Seu servo.
Ora, podemos imaginar um santuário no céu? Não há um absurdo maior!? TODO o céu é um santuário, pois e a habitação de DEUS!!!! O tabernáculo, o santuário na terra, foi estabelecido para ser um lugar separado de todo o mundo, a manifestação da Gloria visível de DEUS, representando em sombra, tudo o que seria realizado no futuro por CRISTO. É um absurdo imaginar que há necessidade de haver um santuário no céu! Eles distorcem o versículo que diz que DEUS mostrou a Moisés como ele deveria fazer a tenda, usando um tolo silogismo, afirmando que Moisés fez uma copia do santuário que há no céu, ao invés de simplesmente aceitar o fato de que DEUS mostrou a Moisés como ELE queria que o santuário fosse construído. (Marcos 16:19; Atos 7:56; Hebreus 10:12, 12:2; 1 Pedro 10:22) E ainda erram pois se o modelo mostrado a Moisés foi uma tenda, por que Salomão construiu o templo? E se o modelo mostrado foi um templo, Moisés desobedeceu construindo uma tenda! Quem poderia copiar algo existente no céu?!?!
12. DESOBEDECEM A DEUS AO ACEITAR OUTROS ESCRITOS ALEGANDO TER AUTORIDADE IGUAL À BÍBLIA
Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho. (Gal 1:6)
As Seitas, geralmente, possuem outra fonte de Autoridade além das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Seja novas revelações, escritos ou os dois juntos. Algumas colocam os escritos de seus lideres ou profetas com igual ou superior valor à Bíblia.
Os adventistas afirmam que os escristos de Ellen G. White oferecem uma "luz menor" que guia à "luz maior" que é a Bíblia. Porém Deus através do apóstolo Paulo dá uma séria advertência:
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gal 1:8)
Eles ainda insistem dizendo que os escritos são apenas detalhes que são revelados na própria Bíblia. Entretanto, além das inúmeras contradições entre os escritos de Ellen e a Bíblia, Paulo adverte seriamente mais uma vez:
Assim como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. (Gal 1:9)
Os fundadores (e atuais seguidores da seita) reservam-se o direito de possuírem revelação adicional à Bíblia (escritos de Ellen White), ensino contrário às Escrituras (Apoc. 22:18) e tem-na por profetiza (Hebreus 1:1). Entretanto, as suas profecias ou não se cumpriram (Deut. 18:22), ou são contraditórias, ou são absurdas, sendo que mais de 90% de seus escritos são plágios de outros escritores.
13. QUANTO À ORIGEM DOS ADVENTISTAS
Os fundadores (Miller, Bates, Ellen White, Iram Edson) a princípio acreditavam que a Profecia de Daniel 8:10-14 se referia à volta de Cristo. Depois, com muita “cara-de-pau” mudaram a interpretação afirmando que a profecia justifica sua própria origem e a existência de um santuário no céu. Estão totalmente fora de contexto pois, quando lemos todo o capítulo vemos que a profecia se refere claramente:
a) À ira de Deus revelada no cativeiro babilônico (Daniel 8:19);
b) Ao surgimento do Império Medo Persa (Daniel 8:4 e 20);
c) Ao surgimento do Império Grego (Daniel 8:5 e 21);
d) À morte súbita do rei da Grécia (Alexandre) e à divisão do Império Grego (Daniel 8:8);
e) Ao engrandecimento de um dos reis (Antioco Epifânio) que surgiram desta divisão (Daniel 8:9-12);
f) Ao período que este rei interrompeu o holocausto (168~165 a.C.) que era oferecido todas as tarde e todas às manhãs (Daniel 8:13-14).
Ah, se os adventistas lessem humildes e contritos Daniel 8:16-19 em daí em diante quando Deus dá a entender a visão. Basta ler todo o capítulo pra se ver que eles estão totalmente fora de contexto.
14. MENTEM AO AFIRMAR QUE SUAS DOUTRINAS FORAM REVELADAS POR DEUS A ELLEN G. WHITE, UMA FALSA PROFETIZA
Para entender esse erro temos que voltar ao tempo no ano de 1844. O Adventismo surgiu em 1844, o mesmo ano da manifestação do Báb (Sétimo Rei do Livro de Apocalipse) através de sonhos e revelações sem qualquer fundamento Bíblico. Uma das pessoas que mais se destacaram nessa época foi Ellen G. White que se tornou a profetiza do novo movimento. Assim como Maomé, Zoroastro e muitos outros, Ellen também recebeu um novo evangelho anunciado por anjos. (Gálatas 1:8-9). As visões de Ellen eram precedidas de sensações de sufocamento e desmaio por alguma força oculta, somente após isso ela recebia a visita de anjos que lhe anunciaram um novo evangelho. Nem mesmo o Neurologista Dr. Molleurus Couperus, que estudou a mente de Ellen, conseguiu chegar a uma conclusão satisfatória.
Os erros dos adventistas não são de maneira nenhuma originais, digamos assim. Em 1640, na Inglaterra, um grupo intitulado Homens da Quinta Monarquia enfatizavam o advento de Cristo através de ensinos ascéticos. Pietistas Luteranos alemães do sec. XVII e XVIII também deram ênfase a alguns aspectos do advento. Todos estes tiveram muito de suas doutrinas plagiadas pela Sra White e seus compiladores, bem como alguns ensinos do arcebispo irlandês James Usher (1581-1656).
Muito da doutrina que se iniciou com a Sra White, Joseph Bates, Iram Edson e Tiago White, foi modificada e sofreu, digamos, alguns “ajustes” com o fim de viabilizar as idéias de seus fundadores. Quando apresentaram a William Miller a nova interpretação sobre a Daniel 8:44, dando uma nova interpretação para a equivocada doutrina de Miller sobre a data da volta de CRISTO, o grupo afirmou que o que havia se iniciado era na verdade uma contagem regressiva para a implementação do Reino. Jesus deveria realizar uma indispensável revisão dos inscritos no Livro da Vida para que começasse o Reino, o que depois chamaram de Juízo Investigativo. E uma das maneiras de apressar o advento do Reino era observar o sábado mosaico (7o Dia), ao invés do domingo que eles, até então, observavam como o dia do SENHOR.
Miller rejeitou as novas interpretações, arrependeu-se de sua previsão equivocada, pediu perdão a sua igreja e morreu como batista fiel. Miller jamais se tornou um adventista. E os adventistas hoje usam o sábado não para apressarem a volta do Reino, mas sim para garantirem sua própria salvação. Se fazem de judeus, mas não o são. (Apoc 3:9)
15. PROPAGAM UMA INTERPRETAÇÃO TOTALMENTE ERRÔNEA DO APOCALIPSE
A igreja adventista possui as mais absurdas teorias sem nenhum fundamento Bíblico sobre o livro de Apocalipse. As principais são: que o Anticristo será o presidente americano, a Besta do Abismo será o papa, que o catolicismo é a Babilônia, não reconhecer os vindouros 7 anos de Tribulação e crer que serão protegidos da marca da besta pelo selo de DEUS que seria a volta da santificação do sábado e a marca da besta seria o domingo.
- O Anticristo: A nova ordem mundial estabeleceu que o anticristo tem que ser Britânico (um príncipe) e de preferência jovem. O perfil de um líder procurado pela ONU é de alguém em ascensão constante e não alguém do tipo sabe tudo. Obama não é o Anticristo.
- A Besta do Abismo: No capítulo 11 escrito pelo profeta Daniel nos diz que o oitavo rei surgiria na Pérsia, pois toda a história dessa capítulo se passa nesse local. A besta do Abismo foi um homem que viveu na Pérsia e se fez passar por um representante da glória de DEUS. Nenhum Papa jamais realizou tal façanha. A interpretação de que o Papa é a besta já deveria ter sido esquecida faz tempo.
- Babilônia: Basta um estudo mais detalhado sobre o capítulo 17 e 18 de Apocalipse (complementando os estudos com Jeremias cap51) para desmascarar essa mentira de que o catolicismo é a Babilônia, pois a Babilônia se trata de um País com grande poder no comercio mundial, devasta nações; e a sua música, bem como arte em geral, é referência no mundo inteiro. Somente os EUA possuem essas características.
- 7 anos de Tribulação: A Tribulação é um período futuro de 7 anos no qual Deus terminará de disciplinar Israel e finalizará Seu julgamento do mundo incrédulo. A Igreja, composta de todos aqueles que já confiaram na pessoa e obras do Senhor Jesus para salvá-los de serem punidos pelo pecado, não estará presente durante a Tribulação. A Igreja será removida da terra em um acontecimento conhecido como o Arrebatamento. Os adventistas afirmam que não haverá arrebatamento, que a igreja não será livre da grande tribulação, que os judeus não serão salvos. Afirmam que a igreja substituiu Israel e que a perseguição ocorrerá não por que os judeus reconhecerão que JESUS CRISTO é seu Messias de fato, mas que o Anticristo estará interessado apenas em impedir que se guarde o sábado cerimonial judaico pelos gentios. Isto é o mesmo que afirmar que guardar o sábado é mais importante que reconhecer a Jesus Cristo como o Messias prometido do velho testamento. Há absurdo maior? (Romanos 11:1-36). Só que um inesperado engano aguarda os adventistas...
- O Selo de DEUS e a Marca da Besta: O Espírito Santo é o selo de Deus. Deus coloca sua marca nos seus escolhidos, selando-os com o Espírito Santo para o dia da redenção.(Efésios 4:30). O selo de DEUS para os adventistas é volta da guarda do sábado, mas o que eles não sabem é que essa mudança será implantada pelo executivo mundial, o próprio Anticristo!. Ele (O Anticristo), segundo as profecias judaicas, restabelecerá o Sanhedrin, o supremo tribunal religioso e as leis do povo judeu. Esta é uma condição necessária para a reconstrução do Terceiro Templo. Ele restabelecerá o sistema de sacrifícios, como também as práticas do Ano Sabático (Shmitá). A parte que ninguém ensina na igreja adventista é que o amor doentio que eles possuem ao sábado serve como instrumento de paranóia para convencê-los a se manter na igreja gerando medo e pânico generalizado sobre a idéia absurda de que o domingo é a marca da besta.
E por fim…uma profecia interpretada errada corre o risco de fazer com que alguns cristãos sejam deixados para trás. E se alguém tentar avisar sobre essa verdade certamente não será bem recebido, pois o Apocalipse cristão foi divido em duas partes que são: 1) Os que descobriram a verdade primeiro e querem ajudar; 2) Os que rejeitam a verdade de forma agressiva para que se cumpra a profecia abaixo:
Mas a casa de Israel não te quererá dar ouvidos, porque não me querem dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. (Ezequiel 3 : 7)
CONCLUSÃO
A Falsa e a verdadeira estrutura de Salvação:
A Estrutura de Salvação Adventista……………….Estrutura de Deus
1- Guardar o sábado——————–Abolido
2- Julgar quem não guarda o sábado——————–Proibido
3- Guardar o sábado é uma benção——————Rudimento para fraco e pobre
4- Selados pelo sábado para salvação——————–Selados pelo Espírito Santo para salvação
5- Ministério da morte e condenação gravado em tábuas de pedras—————Ministério do Espírito de vida em Cristo Jesus testificado em nossa consciência
6- Filhos da Servidão da Velha Aliança Mosaica————Filhos da Nova Aliança em Cristo Jesus
7- Jesus Cristo é arcanjo miguel——–——–Jesus Cristo é Deus
8- Escritos adicionais———————Se alguém vos anunciar outro evangelho maldito seja
9- Papisa Ellen G. White—————–Não existe na Bíblia
10- Ellen G. White recebeu uma mensagem de Deus—————–Ellen G. White recebeu um novo evangelho através dos anjos
11- Salvação depende da nossa performance—————–Somos salvos pela performance de Cristo
12- Salvação pela obediência——————Somos salvos pela obediência de Cristo
13- Salvação pelas obras—————–Somos salvos pelas obras de Cristo
14- Salvação só na igreja adventista————Salvação só em Cristo
15- A lei são só os 10 mandamentos————A lei é todo um conjunto de 613 mandamentos, dos quais, só existe um legislador, que é Deus.
16- Guardar só uma parte da lei que lhe convém e deixar de cumprir o resto———Todos aqueles, pois, que são da obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
17- Justificação pela lei————É evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído
2- Julgar quem não guarda o sábado——————–Proibido
3- Guardar o sábado é uma benção——————Rudimento para fraco e pobre
4- Selados pelo sábado para salvação——————–Selados pelo Espírito Santo para salvação
5- Ministério da morte e condenação gravado em tábuas de pedras—————Ministério do Espírito de vida em Cristo Jesus testificado em nossa consciência
6- Filhos da Servidão da Velha Aliança Mosaica————Filhos da Nova Aliança em Cristo Jesus
7- Jesus Cristo é arcanjo miguel——–——–Jesus Cristo é Deus
8- Escritos adicionais———————Se alguém vos anunciar outro evangelho maldito seja
9- Papisa Ellen G. White—————–Não existe na Bíblia
10- Ellen G. White recebeu uma mensagem de Deus—————–Ellen G. White recebeu um novo evangelho através dos anjos
11- Salvação depende da nossa performance—————–Somos salvos pela performance de Cristo
12- Salvação pela obediência——————Somos salvos pela obediência de Cristo
13- Salvação pelas obras—————–Somos salvos pelas obras de Cristo
14- Salvação só na igreja adventista————Salvação só em Cristo
15- A lei são só os 10 mandamentos————A lei é todo um conjunto de 613 mandamentos, dos quais, só existe um legislador, que é Deus.
16- Guardar só uma parte da lei que lhe convém e deixar de cumprir o resto———Todos aqueles, pois, que são da obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
17- Justificação pela lei————É evidente que pela Lei ninguém será justificado diante de Deus. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído
. . . . .
Vimos que a igreja adventista e seus ensinos não se harmonizam com as Escrituras. Não há como acreditar que eles não sejam uma Seita e perigosa, pois, se utilizam partes de um Credo Cristão (Escritura, Trindade, Nascimento Virginal de Cristo, Ressurreição Física de Cristo e Sua Ascensão, etc), mas no âmago possuem outra Fonte de Autoridade, comprometem a Natureza Divina de Cristo confundindo-o com Miguel, e a Natureza Humana contaminando-lhe com o Pecado, Sua Expiação e a Providência da Salvação.
Sabemos de dezenas de histórias de pessoas que ficaram endividadas e chegaram até a passar necessidades e sabe por que? Os sabatistas proibiram o irmão de trabalhar naquela determinada firma, pois lá se trabalhava aos sábados. É impressionante como uma doutrina chega a ser extremista e a prejudicar a comunidade. Esse tipo de religiosidade chega a ser um perigo para a sociedade. Ainda bem que existe as verdadeiras Igrejas de Cristo para ensinar a verdade para as pessoas. A verdade é libertadora (Jo. 8:32) e não opressora como esta doutrina. As pessoas procuram as igrejas para tirarem o fardo pesado das costas (Mt. 11:28-30) e muitas vezes ao chegarem lá os seus fardos não se aliviam e sim ficam mais pesados. É o coso de quem se achega a igreja Adventista, pois quem não guarda o Sábado está fora da comunhão e doutrina da igreja.
Não poderíamos terminar estas considerações sem fazer, em Nome de Jesus Cristo, um apelo honesto, sincero e com amor àqueles que estão ainda debaixo do jugo da lei, tentando guardar o sábado para se fazerem melhores aos olhos de Deus. O apelo é no sentido de que deixem o Espírito Santo abrir seus olhos para a verdade da Palavra de Deus, mediante a fé no sacrifício de Cristo, e ao mesmo tempo, deixem de incomodar os que querem viver debaixo da graça de Deus.
Prezado amigo leitor, se você ainda não conseguiu a certeza de sua salvação, é porque você não aceitou o Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, ou é porque você não está confiando em suas gloriosas promessas.
Volte a ler esta mensagem, meditando com seriedade em todo o seu conteúdo, porque Deus quer lhe dar essa bendita certeza, que é a coisa mais bela e confortadora que existe no Evangelho de Cristo.
DEUS te esclareça, amigo(a) adventista e te dê a salvação pela Graça. É meu desejo sincero e minha sincera oração.
Uma dúvida:
ResponderExcluir"Não precisamos de lei para fazer o que é correto, mas somente a testificação do Espírito Santo em nossas consciências..."
Não mesmo?
E vocês pensam que é atravez de que que o Espírito Santo nos convence do pecado?
Se não existe lei, então por meio de que sou julgado?
Para um juiz me condenar por roubo ele tem que ter uma lei me dizendo que roubo é crime, logo para mim ser acusado de algum pecado tem que ter uma lei me dizendo porque pequei.
A propósito, em que parte da Bíblia nos ensina a guardar o "Domingo"?
Primeiro não existe a palavra "Domingo" na Bíblia. Existe "Primeiro Dia". E em parte alguma da Bíblia faz referência a guarda desse dia.
Além do mais a lei abolida por Deus foi a lei ceremonial que diz respeito a sacrifícios de animais como forma de remissão de pecados. Isso acabou pois Jesus morreu para nos remir dos pecados, logo o sacrifício de animais não é mais necessário, precisa apenas pedir de Deus o perdão dos pecados.
Agora a lei Moral numca foi abolida, pois é atravez dela que enchergamos o nosso pecado e somos julgados.
A Palavra de Deus fala bem assim:
"Não penseis que vim abolir a lei ou os profetas; não vim abolir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, taté que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido." Mateus 5:17 e 18
Depois, a nossa doutrina é que é insustentávél.